sexta-feira, 8 de março de 2013

"Oz: Mágico e Poderoso" - Crítica

 


ATENÇÃO: Este post revela informações sobre o enredo do filme. Se você ainda não assistiu, não prossiga a leitura!

Oz: Mágico e Poderoso é um prelúdio do filme de 1939 da Warner Bros. e, podemos dizer, um prelúdio da prórpia série literária de L. Frank Baum
Como sou fã do mundo de Oz, assisti o filme de 1939 centenas de vezes. Já li os livros de L. Frank Baum e tudo mais, tudo isso bem antes de Oz: Mágico e Poderoso ser lançado. Isso ajudou muito na compreensão desse novo filme. Você não precisa necessariamente ter lido os livros para compreender esse filme, mas ao meu ver é de extrema importância assistir o filme O Mágico de Oz de 1939 antes de ver Oz: Mágico e Poderoso
Por quê? 
Simplemsente pelo fato de que há MUITAS conexões com o filme da Warner. O fato da personagem Theodora (Mila Kunis) virar maquiavélica e VERDE é a explicação perfeita para o fato de haver uma bruxa verde no filme de 1939. Outras ligações que é possível se fazer levam em consideração os livros como tema central. Por mais que não apareçam os lendários Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde, há muitas citações deles no filme. Há um cidadão de Oz especializado em criar espantalhos, e ele pode ser o famoso fazendeiro que criou o Espantalho que encontra-se com Dorothy. Logo na chegada de Oscar (James Franco) em Oz, um leão o ataca e ele o assusta com um truque de mágica, o que faz muita referência ao Leão Covarde. Sobre o Homem de Lata não há referência alguma... Pelo menos eu não notei nenhuma. Acontece que no livro O Maravilhoso Mágico de Oz, primeiro livro da série de Oz, L Frank Baum diz que o Homem de Lata era um lenhador comum, humano, que se apaixonou e teve seu machado enfeitiçado. Os membros de seu corpo foram cortados e substituídos por lata, o que o fez ficar como conhecemos. Também não há referência à Dorothy, afinal o filme se passa em 1905 e a garota nem era nascida!
Mas vamos aos detalhes do filme...

A primeira parte do filme é em preto e branco, onde o mágico Oscar vive, no Kansas. No livro, o Kansas é mesmo descrito como um lugar cinzento, sem cor alguma além de cinza. A tela não é full-screen durante a estadia de Oscar no Kansas. É alterada para dar mais um ar de antiguidade. Bom, os créditos iniciais são muito bem produzidos. O filme se inicia com o castelo e logo da Disney (em preto e branco) e a câmera se aproxima cada vez mais do castelo e... tchãn, tchãn, tchãn... Entra nele! O design da abertura ficou realmente fantástico. O 3D nessas cenas deu um efeito muito bacana.

Já quando o balão de Oscar chega em Oz, a tela do cinema se torna full-screen aos poucos e a imagem fica completamente colorida. Isso também é descrito nos livros da série. Tudo tem cor em na Terra de Oz. E por falar na Terra de Oz, seu visual ficou espetacular! No início, lembrou-me MUITO Alice No País das Maravilhas, mas com o desenvolvimento do filme, Oz ganhou suas próprias características, sem cogumelos ou gatos risonhos, e sim com a famosa Cidade das Esmeraldas, o País de Porcelana e etc. O 3D nas cenas da Terra de Oz estavam incríveis. É possível ver perfeitamente os animais fantásticos de Oz, faíscas de fogo, lanças, macacos voadores e o horrendo rosto de Theodora em um fabuloso 3D. Então, claro, nota 10 para a fotografia e imagem de Oz. Sam Raimi fez um ótimo trabalho de direção.
Sobre as atuações... Sem comentários. Divino, é só o que tenho a dizer. James Franco está Mágico e Poderoso em sua atuação de Oscar, literalmente! Ele fez o tipo "charlatão" muito bem e soube transitar entre o Oscar-Ilusionista e Mentiroso e o Oscar-Sentimental. Mila Kunis como Theodora... Surpreendente! Ela começa o filme sendo o tipo de bruxa tão perfeita que pode ser comparada a uma fada, mas quando seu coração é partido por Oscar, sua transformação é de arrepiar. Ver Mila Kunis como a Bruxa Malvada do Oeste, verde e com um nariz enorme, foi um grande choque para minha pessoa. Michelle Williams como Glinda também está excelente. Meiga e cheia de compaixão, como realmente deveria ser. Rachel Weisz como Evanora está de tirar o fôlego! Desde o começao do filme planejando suas maldades, Theodora faz você sentir raiva, medo e até ficar surpreso com o final surpreendente ao qual ela foi condenada. Nota 10 para o elenco principal de Oz!
Em geral, o filme está divino! Quem gosta de aventura e magia, não pode perder Oz: Mágico e Poderoso de maneira alguma! Minha nota para o filme, de 0 a 10, com certeza é 11! Fantástico!

Ah, e pra quem amou o filme tanto quanto eu, se prepare! A Disney já encomendou o roteio da sequência de Oz: Mágico e Poderoso, então podem se preparar porque PODE SER que Dorothy venha aí! 

Oz: Mágico e Poderoso
Hoje Nos Cinemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário