quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rowan Blanchard Faz Discurso Sobre Igualdade De Gêneros


Rowan Blanchard tem apenas 13 anos, porém é mais inteligente do que muita gente grande por aí!

A protagonista da série de sucesso do Disney Channel "Garota Conhece O Mundo", fez um discurso na Conferência Anual do Comitê Nacional das Mulheres (UN Women) sobre igualdade de gêneros na juventude. A atriz se sentiu extremamente privilegiada por participar do evento.

Veja a tradução feita por nós do Disney Club de seu discurso:

"Olá, meu nome é Rowan Blanchard, e hoje vou falar sobre a desigualdade dos gêneros na juventude. 

Quando estava na pré-escola eu brincava de bola com as outras crianças, e me diziam que eu jogava 'que nem uma menina'. Sou uma feminista desde então.

Tenho treze anos agora e estou equilibrando minha educação com minha carreira integral de atriz. Na nossa série, eu interpreto uma garota de catorze anos que está entrando na adolescência. Minha personagem lida com muitas lições de vida e assuntos desafiadores, e o tópico desta semana é desigualdade de gêneros. Por volta desta idade, os estudos mostram que as garotas perdem o interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Infelizmente, esses estudos mostram que uma das razões para que nos afastemos é que as garotas da minha idade preferem ser descoladas do que líderes. Estou muito esperançosa de que ao comunicá-las sobre o quanto esta ideia é errada, nosso público perceba que tirar vantagem de uma educação completa é a coisa mais óbvia a se fazer afim de alcançar completamente seu potencial.

Como sou mais velha que meus dois irmãos, tenho visto o sexismo ser expressado em todas as idades. Meu irmão de nove anos é chamado de "garotinha" por estar em contato com suas emoções. Minha irmã de onze anos aprendeu com a mídia que seu corpo é um objeto, que será comparado a outros corpos e que isso tem mais importância do que sua mente ou seus talentos. Essa não deveria ser a primeira coisa para ela aprender. Essa não deveria ser sua primeira experiência social.

Todo mundo aqui deve ter um filho ou conhece alguma criança. E porque você está aqui presente hoje, estou certa de que nenhum de vocês quer que qualquer criança cresça em um mundo onde há limitações unicamente baseadas no gênero de alguém.

No começo deste ano, eu trabalhei com a equipe HeForShe através das redes sociais, e vocês gostarão de saber que isso tem causado uma reação positiva e surpreendente nas crianças e pessoas de todas as idades. Minha resposta preferida dentre as que eu recebi até agora é a de uma garota paquistanesa de doze anos que disse ter se interessado pela questão feminina porque sua mãe seguiu seu sonho de se tornar uma engenheira, embora isso fosse considerado uma ocupação masculina. Sua mãe, uma mulher em uma sociedade restritiva que se ergueu na frente das dificuldades limitativas para alcançar um objetivo difícil, é um modelo para mim. Somos privilegiadas por vivermos em um país que não coloca essas restrições sobre nós. Não devemos deixar de tirar vantagem de conquistar qualquer meta que definimos em nossos corações. 

Infelizmente, também tenho recebido outros comentários que são menos inspiradores. Jovens mulheres ouvem de seus professores de ambos os sexos que elas não devem seguir uma carreira em ciência ou tecnologia porque são carreiras orientadas para homens. A educação não deveria ser oferecida desta maneira em um país como o nosso, que sempre se beneficiou das melhores mentes nas melhores posições.

Mas os comentários mais desanimadores vieram de garotas que não se sentem seguras em suas escolas por causa dos toques indesejados ou da atenção inapropriada. Como esperar das garotas que elas aspirem alguma coisa quando 75% de nós, de idades entre onze a vinte e um anos, dizem que o sexismo diário impacta nosso futuro e autoconfiança? Isso acontece com três em cada quatro garotas em uma base diária. Acho que isso é inaceitável, e deveria ser inaceitável para ambos os gêneros.

Meu maior sonho é um dia estudar na Escola de Jornalismo de Columbia. Leio tudo o que posso sobre a Columbia, e isso me fez deparar com um problema que me fez perceber que o que é inapropriado na infância pode se tornar ainda pior na fase adulta no campus de uma faculdade. Li muitos artigos sobre uma vítima de estupro em um campus que carregou um colchão com ela pelo palco quando recebeu seu diploma para ilustrar o peso que carregou durante aqueles anos na faculdade. É importante para as crianças que são forçadas a "carregar o peso" da desigualdade de gêneros numa idade tão jovem não sentir medo de se proteger ou se educar. Toda sociedade, incluindo a nossa, deve examinar esses problemas, melhorar esses números e permitir que todos os indivíduos aspirem ser o que quiserem.

Vamos deixar de ser presas e definidas pelos estereótipos de gênero ou qualquer estereótipo. Vamos ser definidas pelas nossas ações individuais, bondade e decência para com os outros. Ao final do dia, independentemente de quem você é, cada e todo indivíduo merece a oportunidade de alcançar seu potencial completo. Igualdade dos sexos não é uma mera ideia, mas um direito nato.

Em um país que conquistou o casamento igualitário, a igualdade entre os gêneros não deveria ser a próxima conquista?"

Você pode conferir o discurso em inglês clicando AQUI.

Rowan foi muito aplaudida pelos membros presentes na conferência - e merecidamente. A atriz inspira milhares de jovens em suas redes sociais com sua determinação e ativismo, além de passar grandes mensagens sobre a vida em sua série no Disney Channel.

Confira mais sobre Rowan na série "Garota Conhece O Mundo", só no Disney Channel!

3 comentários:

  1. Ela ainda consegue ser mais perfeita!!Amo essa menina!

    ResponderExcluir
  2. tudo que falou é verdade você é um exemplo para todos e quero que continue assim continue com esse seu jeito amoroso amigável. te amo e sou sua fã

    ResponderExcluir