sexta-feira, 8 de julho de 2016

Resenha Do Livro "A Fera Em Mim" - Serena Valentino


Resenha novaaaaa!

A editora Universo dos Livros está lançando no Brasil a série de livros "Vilões", escrita por Serena Valentino e publicada nos Estados Unidos pela Disney Press. A série de livros - que tem capas MARAVILHOSAS, devo ressaltar - conta a história de alguns dos vilões da Disney. O primeiro livro, "A Mais Bela de Todas", traz a história da Rainha Má de "Branca de Neve e Os Sete Anões", e o segundo livro, "A Fera Em Mim", traz a história da Fera de "A Bela e a Fera." O terceiro livro chama-se "Poor Unfortunate Souls" e conta a história de Úrsula do filme "A Pequena Sereia", mas este ainda não foi lançado nos Estados Unidos.

Nossa resenha de hoje é do segundo livro da série, "A Fera Em Mim", que conta a história do Príncipe que foi amaldiçoado e virou uma Fera, podendo apenas quebrar a maldição ao se apaixonar e ser amado de volta. Diferente das nossas primeiras resenhas, lemos o livro em português, lançado pela Universo dos Livros.



A FERA EM MIM



Lançamento: 13 de maio (Brasil)
Páginas: 190
Autor: Serena Valentino

"Um príncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seu pelos são exagerados e suas garras são afiadas - como as de uma fera! No entanto, o que levou esse príncipe, que já foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tão retraído e amargo? Será que ele conseguirá encontrar o amor verdadeiro e pôr fim à maldição que lhe foi lançada? Em "A Fera Em Mim", conheça a história por trás de um dos mais cativantes e populares contos Disney de todos os tempos: "A Bela e a Fera"!

Primeiro de tudo, é bem óbvio que o livro se baseia no filme da Disney, e não exatamente no conto de fadas original. Ou seja, os personagens do filme estão presentes no livro e é necessário conhecer bem o filme para entender este livro, mas acho que todo mundo aqui já viu "A Bela e a Fera" pelo menos umas 100 vezes (não tem como ver menos que isso, né? ♥)!

Um ponto que PRECISA ser ressaltado: este livro NÃO reconta a história da Bela e a Fera! A Bela muito mal aparece durante o livro, então não espere que ele te conte o romance entre os dois. O protagonista aqui é a Fera, ele é o centro da história, e o livro contará como ele foi amaldiçoado, por quem e por quê. 

O livro começa com Bela já aprisionada pela Fera em seu castelo, e Fera refletindo sobre a maldição que foi jogada sobre ele. Então começam os flashbacks, que compõem a maior parte da história.



Cercado de empregados e de pessoas o servindo, o Príncipe vivia em seu mundo de prazeres. Era ele um homem solitário por sua rispidez e prepotência? Pasmem, não! O Príncipe era melhor amigo de ninguém mais, ninguém menos do que... Gaston. Sim, o grande vilão do filme "A Bela e a Fera" é descrito como o melhor amigo do Príncipe desde sua infância. Ambos compartilhavam a mesma forma de pensar e embora fossem de níveis diferentes, eram extremamente parecidos, o que gerou uma amizade de anos e anos.

O Príncipe tinha uma noiva, a jovem e bela Circe, com quem ele estava decidido a se casar por achar que ela tinha uma aparência respeitável e que ficaria bem ao seu lado como princesa. Não havia sentimento da parte dele, ele simplesmente achava que Circe daria uma boa princesa. Ponto. Isso até ele descobrir que seu pai era um fazendeiro...

E é aí que a história que conhecemos muda completamente. Na história original, e até mesmo no início do filme, é contado que o Príncipe se recusou a ajudar uma pobre velha que pediu ajuda em seu castelo. No livro, após ser humilhada pelo Príncipe simplesmente pelo fato de seu pai ser um criador de porcos, Circe aparece no castelo com suas três irmãs - que têm uns "parafusos a menos". Todas elas são feiticeiras, e depois de ter seu coração partido Circe amaldiçoa o Príncipe e seu castelo, transformando-o, aos poucos, em uma Fera horrenda. O único jeito de quebrar a maldição é com um beijo de amor verdadeiro até que a rosa mágica perca sua última pétala.

Enquanto no filme a transformação do Príncipe é imediata, no livro ele vai ficando cada vez mais bestial aos poucos - assistido pelas irmãs bruxas de Circe. Assim que a maldição foi conjurada, ele procurou, com a ajuda de Gaston, pela donzela que seria capaz de quebrar o feitiço. É aí que ele conhece a princesa Tulipa Morningstar (que aparece no livro BEEEEM mais do que a Bela), uma jovem sentimental que está disposta a tudo para se casar com o Príncipe. Mas Circe disse claramente que o feitiço só seria quebrado se houvesse amor das duas partes.

O livro então conta como foi o relacionamento do Príncipe com Tulipa e suas tentativas de conquistá-la cada vez mais para deixá-la perdidamente apaixonada por ele e quebrar o feitiço, além de como ele afastou seu melhor amigo Gaston e como sua vida foi completamente transformada.



"A Fera Em Mim" é contado em terceira pessoa, porém tudo o que acontece na narrativa é levando em conta os pensamentos e sentimentos da Fera. A história é basicamente centrada na vingança de Circe, o relacionamento do Príncipe com Tulipa, e como o Príncipe reagiu a tudo isso. Basicamente, tudo o que aconteceu antes da Fera conhecer Bela

Cenas do filme são narradas, mas tudo muito brevemente, sem muitos detalhes. O que eu senti falta na história foi da relação entre ele e Bela, pois são bem poucas as cenas que os dois compartilham no livro. Mesmo sendo um livro centrado exclusivamente na Fera, a autora poderia ter contado mais sobre como o coração da Fera foi aquecido por Bela, pois isso é contado muito brevemente no livro, como se tivesse acontecido da noite para o dia. A transformação do Príncipe e dos seus criados foi descrita de uma maneira muito sutil, algo que senti muita falta também. 



O vilão da história não é bem Gaston e sim as bruxas irmãs de Circe, que estão de olho no Príncipe e dando um jeito para que tudo em sua vida dê errado e a maldição não seja quebrada. Não vi isso como um ponto muito positivo para a história, pois chegou um momento em que simples ações dos personagens eram realizadas por influência das bruxas, como por exemplo Bela sentir falta de seu pai enquanto presa no castelo.

Apesar desses pequenos detalhes, o livro é muito bom, com uma história leve e rápida de ler. Os fãs de "A Bela e a Fera" vão gostar de saber mais sobre o Príncipe. Enquanto o filme é mais centrado na história de Bela dentro do palácio, o livro é totalmente sobre a Fera. Mas cuidado! Como deixei claro na resenha, o livro NÃO É a versão da Fera sobre os fatos, e sim a história do Príncipe e sua maldição. Vale a pena conferir.


Nossa nota para o livro é:
4 de um total de 5 pontos

ONDE COMPRAR:

Em breve faremos a resenha do livro "A Mais Bela de Todas", e assim que a Universo dos Livros lançar o "Poor Unfortunate Souls" também faremos uma para esse! Aguardem!

Não se esqueça de conferir o primeiro teaser trailer de "A Bela e a Fera", o filme live-action estrelado por Emma Watson ("Harry Potter") e Dan Stevens ("Downtown Abbey") que estreia em 2017 - clique AQUI!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Esse livro estava na minha lista de desejos,mas depois descobrir que era em 3 pessoa e decidir não comprar.

    ResponderExcluir
  2. Um livro para se ler apenas por curiosidade, pois apresenta diversos pontos que se "arrastam", apesar de ter diálogos muito bem construídos, confusões como o desfecho da princesa Tulipa e a sequência temporal (o príncipe tinha por volta de 20 anos quando o feitiço foi feito e deveria ser quebrado antes de seus 21, mas durante todo o livro é narrado que a maldição se arrastou por longos anos até que a Fera conhecesse a Bela), um príncipe sem nome, uma bruxa que parece ser apaixonada pelo príncipe (Circe é uma feiticeira da Mitologia grega), mesmo ele ainda sendo cruel, erros de tratamento, além do pior erro de todos, pois o príncipe (não seria rei, já que é órfão) não tem nome. Lamentável... Muito aquém do esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente acabei ficando bem decepcionada por não citarem o nome do príncipe nenhuma vez, além de ainda assim deixarem algumas coisas mal-esclarecidas.

      Excluir
    2. Porém apesar dos erros eu ainda assim gostei do livro, embora eu esperasse mais

      Excluir
  3. ótima resenha! Parabéns! Comprei o livro e adorei =)

    ResponderExcluir