segunda-feira, 18 de julho de 2016

Resenha Do Livro "Percy Jackson E Os Olimpianos: A Maldição Do Titã"


Resenha novaaaa!!!

Estão achando estranho o livro resenhado de hoje? 
"Ué, Disney Club! 'Percy Jackson'? O que isso tem a ver com Disney?"

Calma, nós vamos explicar!

Originalmente, os livros juvenis do autor Rick Riordan são publicados pela editora Disney Hyperion nos Estados Unidos. "Percy Jackson and the Olympians", "The Heroes of Olympus", "The Kane Chronicles", etc. Logo, os direitos dos livros de "Percy Jackson" SÃO da Disney.

Se você está chegando agora no blog ou ainda não conferiu nossas resenhas anteriores de livros relacionados à Disney, clique nos nomes e confira:

- Teen Beach Movie
- Teen Beach 2
- A Fera Em Mim
- A Ilha dos Perdidos

Comecei a ler os livros da série "Percy Jackson e Os Olimpianos" em inglês em janeiro deste ano, mas não me ocorreu até então a ideia de resenhá-los aqui no blog, e por isso resolvi fazer isso somente agora no terceiro livro. Mas não tem problema, né não?

Antes de começarmos, como eu disse acima, estou lendo os livros no original em inglês, portanto pode ser que talvez um nome ou outro de algum personagem ou criatura mítica que aparece na história esteja diferente do nome em português. Antes de realizar a resenha eu procurei pesquisar a tradução de algumas criaturas, mas uma coisinha ou outra deve passar, então já os deixo avisados.

A resenha de hoje é do livro "Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã", ou no original "Percy Jackson and the Olympians: The Titan's Curse"!

PERCY JACKSON AND THE OLYMPIANS: THE TITAN'S CURSE


Lançamento: 1 de maio de 2007 (EUA) / 2009 (Brasil)
Páginas: 352
Autor: Rick Riodan
Série: Percy Jackson and the Olympians (Percy Jackson e Os Olimpiano) - Livro 3


"Quando a deusa Artemis desaparece, acredita-se que ela foi raptada. E agora está nas mãos de Percy e seus amigos descobrirem o que aconteceu. Quem é forte o suficiente para raptar uma deusa? Eles precisam encontrar Artemis antes do solstício de inverso, quando sua influência no Conselho Olimpiano pode trazer um voto importante na guerra com os titãs. E não é só isso, mas primeiro Percy terá que resolver o mistério de um monstro raro que Artemis estava caçando quando desapareceu - um monstro que acredita-se ser tão poderoso que pode destruir o Olimpo para sempre."


O livro já começa com Percy, Annabeth e Thalia - que há pouco "deixou" de ser uma árvore - numa missão perigosíssima! Os três receberam um chamado de Grover afirmando que em uma escola há dois semideuses e um monstro em seu encalço. Na escola, eles encontram os gêmeos Bianca e Nico di Angelo, cujo pai ou mãe deus do Olimpo ninguém sabe quem é. O monstro que os observa é Dr. Thorn, uma Manticora disfarçada de professor da escola. Manticora é uma criatura originária da mitologia persa que possui cabeça humana, corpo de leão e rabo de escorpião (já deu pra sentir a encrenca em que o quarteto de amigos se encontra logo nos primeiros capítulos!).

Num piscar de olhos, Dr. Thorn captura os irmãos di Angelo e, com Percy procurando defendê-los, acaba levando-o como prisioneiro também para o General - que até a segunda metade do livro não sabemos quem é. No meio do caminho, com Annabeth, Thalia e Grover encontrando-os, ocorre uma batalha contra a Manticora, e a deusa Artemis e suas Caçadoras - um grupo de garotas imortais que juraram suas vidas para lutar ao lado da deusa - chega para ajudá-los. A Manticora foge, pulando de um penhasco, porém acaba levando Annabeth consigo. É óbvio que Percy ficou desesperado para ir atrás de Annabeth, mas Artemis o aconselhou a permanecer com o grupo, pois não havia muito o que fazer. Ele não acreditava que Annabeth estava morta, sentia que ela vivia.

Durante a noite na floresta, Bianca di Angelo decide se tornar uma Caçadora de Artemis, e logo se alia a Zoë, tenente do grupo que não confia nem um pouco em garotos por conta de "experiências passadas". Percy não fica muito satisfeito, pois queria que ela e o irmão fossem ao Acampamento Meio Sangue para que logo descobrissem qual deus do Olimpo era seu pai. Ainda assim, Artemis aconselha que Zoë e as Caçadoras acompanhem Percy, Grover e Thalia até o Acampamento Meio Sangue enquanto caça sozinha um monstro que acredita ter saído de Tártaro e que é capaz de derrotar os deus do Olimpo.


De volta ao Acampamento, Percy continua tendo sonhos cheios de veracidade, com coisas que estão realmente acontecendo. Ele consegue ver que Annabeth está viva, porém corre grande perigo. Percy logo descobre que Zoë também está tendo sonhos estranhos, porém com a deusa Artemis, que nos sonhos dela também está desaparecida - e possivelmente no mesmo lugar em que Annabeth se encontra.

Quando a múmia do Oráculo diz uma profecia à Zoë, ela, Chiron e o Sr. D. começam a recrutar jovens que deverão partir numa missão para resgatar a deusa Artemis. Bianca é escolhida para acompanhá-la, junto de Thalia, e Grover. Percy, é claro, deseja ir junto pois acredita que Artemis e Annabeth podem ter sido capturadas pela mesma pessoa, mas as Caçadoras se recusam a aceitá-lo, afinal repudiam qualquer contato com homens (Grover é um sátiro, né, gente?! Não conta...).

Mas a gente conhece bem o menino Jackson, não é mesmo? É claro que ele não ia ficar parado, e após salvar um Ofiotauro, criatura com corpo de vaca e cauda de serpente, ele decide seguir Zoë, Thalia, Grover e Bianca com a ajuda do pégaso Blackjack, prometendo para Nico di Angelo que cuidaria de sua irmã.

E então começa a busca pela deusa Artemis que pode levar ao desaparecimento de Annabeth. Durante o caminho não podiam faltar monstros e criaturas mitológicas para tentar destruí-los, assim como nos livros anteriores da saga, porém eu achei que neste livro Rick Riordan exagerou um pouquinho na dose de "Coisas Para Matar O Percy E Seus Amigos Durante Uma Busca", e embora eu o tenha lido muito rápido ficou um pouco cansativa esta fórmula em que Percy não pode dar um passo sem ser atacado por alguma coisa. 

As personagens femininas foram o ponto alto do livro. Claro que você vai sentir falta de Annabeth durante a história, afinal ela na maioria das vezes era o cérebro da equipe, mas Thalia consegue compensar isso, afinal as duas são bem parecidas em ações, e assim como Annabeth fica difícil não gostar dela no decorrer da narrativa. Zoë também deixa uma grande marca na história, defendendo seus companheiros e fazendo de tudo para chegar até sua deusa. Bianca, seguindo o exemplo de sua tenente, busca durante a jornada fazer de tudo para que Artemis seja resgatada e seus companheiros saiam dessa vivos. As mulheres conseguiram roubar a cena neste livro.

Em comparação com os dois primeiros, este livro é levemente mais pesado que os anteriores. Sacrifícios são feitos, pessoas arriscam suas vidas ("Coisas Para Matar O Percy E Seus Amigos Durante Uma Busca" multiplicado por 2), promessas são quebradas e decisões precisam ser feitas, fazendo os aventureiros se questionarem o que é certo e o que é errado. E o final acaba sendo surpreendente. Prepare os lencinhos, principalmente se você se apegar a alguns personagens.

E a nossa nota para o livro é:



4,5 de um total de 5 pontos. 

O meio da história realmente me incomodou com todos aqueles monstros surgindo do nada para atrapalhar tudo (ou deixar o livro mais grosso). É claro que, tratando-se de Percy Jackson eu já estou acostumado com isso, mas como eu disse algumas linhas acima, este aqui ficou um pouco "demais." Enfim, valeu a pena, pois o final compensou a aventura quase-interminável.

ONDE COMPRAR:

Livro em inglês
- Livraria Cultura
- Livraria Saraiva
- Amazon (Importado)
- Book Depository (Importado - Frete GRÁTIS)

Livro em português
À venda nas melhores livrarias do país

Sobre a leitura do livro em inglês, a escrita não é tão difícil - mesmo sendo um livro infanto-juvenil, já resenhamos alguns da mesma classificação que não eram tão fáceis assim. Se você está no segundo, terceiro ano de um curso de inglês ou tem bastante contato com a língua vai ler tranquilamente. Há algumas gírias e o livro tem várias passagens escritas de modo informal, até porque ele é contado pelo Percy, que tem 14 anos. 

Pra quem nunca leu nada em inglês, não aconselho começar com este aqui. Nunca dei nenhum conselho sobre ler livros em inglês, então aí vai: comece com algo mais simples e infantil (do tipo "The Wonderful Wizard of Oz", "Grimm's Fairy Tales") e vá aumentando o nível aos poucos. Não fique nervoso se não conseguir entender uma ou duas palavras, entenda que você não é um dicionário ambulante e claro que haverá palavras que você não vai saber o significado. Não fique parando a cada palavra nova e desconhecida para pesquisar no dicionário, faça-o apenas quando não conseguir entender o contexto da frase por conta daquela palavra X, ou você vai demorar muito para ler, vai se cansar e provavelmente abandonar a leitura. Não desista! Se você quer começar a ler em inglês precisa praticar isso regularmente. Você consegue!

Logo mais teremos uma nova resenha chegando! Fique ligado!

Um comentário: