quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha Do Livro "A Mais Bela De Todas"


Estamos de volta com mais uma resenha, desta vez do livro "A Mais Bela de Todas", primeiro livro da série "Vilões" da autora Serena Valentino.

Lançado pela editora Universo dos Livros no Brasil, "A Mais Bela de Todas" conta a história da Rainha Má de "Branca de Neve e Os Sete Anões". O livro é licenciado pela Disney, ou seja, está mais voltado para os fatos que ocorrem no filme de 1937 do que no conto de fadas em si.

Quem já passou por aqui antes, deve se lembrar da resenha do livro "A Fera Em Mim", que é o segundo livro da série "Vilões" (confira AQUI)!

Vamos à resenha!



A MAIS BELA DE TODAS


Lançamento: 5 de agosto (Brasil)
Páginas: 208
Autor: Serena Valentino


"Ela é a primeira vilã da Disney. Apesar da beleza exuberante, é invejosa e extremamente má. Capaz até de pedir a um caçador o coração da doce e ingênua princesa do reino, ela chega a envenenar uma maçã para conseguir se livrar de sua rival. Mas toda história tem dois lados, não é verdade? Será que você conhece realmente a origem da Rainha Má? Este livro vai te contar uma história desconhecida até então. Ela é sobre amor e perda, com uma pitada de magia. Descubra aqui o que se esconde por trás do olhar enigmático da mais bela de todas."


O livro se inicia com o casamento da Rainha com o Rei (pai de Branca de Neve). Branca tem por volta de 5 anos, e já é doce e amável como a conhecemos. Mas adivinhem só: a Rainha também tem um bom coração e ama a criança como se fosse sua filha! Apesar de estar um pouco insegura com o casamento, afinal não entende como o Rei pode ter se apaixonado pela filha de um simples criador de espelhos do reino, ela sente que aquele é um dos dias mais felizes de sua vida.

Mas o que a deixa tão insegura sobre si mesma e seu passado? Seu pai a maltratava muito desde a morte de sua mãe, chamando-a de feia, "bruxa velha" e outros insultos à sua aparência, apesar de ela ser descrita como uma das jovens mais belas do reino. Ela amava o pai e se desmanchava em lágrimas toda vez que ele a insultava, de modo que quando ele morreu e o Rei a desposou, ela sentiu-se livre. Ainda assim, os insultos não saíram de sua mente.

A Rainha (a autora não deu a ela um nome, apesar de ter sido nomeada pela própria Disney em materiais publicitário de "Branca de Neve" como Grimhilde), o Rei e Branca de Neve parecem formar uma família perfeita e extremamente feliz. Até tudo começar a ficar bem, beeem estranho.

Se você conferiu a resenha de "A Fera Em Mim" deve se lembrar das três irmãs malucas que infernizavam a vida da Fera. Pois bem, elas estão neste aqui também - como primas do Rei -, e provavelmente no terceiro livro que conta a história da Úrsula. Eu ainda não entendi qual é a delas, mas neste livro o propósito delas não é diferente: infernizar a vida da Rainha.


A Rainha recebe de presente um espelho aparentemente comum, até que um belo dia um rosto aparece nele e se comunica com ela. Assustada, ela quebra o espelho em pedaços, mas ele acaba sempre voltando para ela de um jeito ou de outro. Presentinho de quem? Das irmãs malucas. Elas simplesmente colocaram dentro do espelho alguém que fez parte do passado da Rainha, para que fosse sua companhia dentro do palácio. E quem é a criatura dentro do espelho que está tirando seu sono e deixando-a cada vez mais doente? SEM SPOILER - apesar de a revelação estar na orelha do livro.

Tudo começa a piorar na vida da bondosa Rainha quando o Rei morre numa guerra, e ela fica completamente sozinha com Branca de Neve. Após ser coroada Rainha definitivamente, ela se isola de tudo e de todos, inclusive de Branca, tratando-a de maneira fria. Ela fica realmente doidona!

O espelho se torna uma droga para a Rainha quando ele começa a chamá-la de "a mais bela de todas". Como seu pai a humilhava chamando-a de feia, ouvir aquilo do espelho era viciante para ela. Não conseguia dormir sem antes perguntar ao espelho quem era a mais bela, ou se concentrar em qualquer atividade diária se não o fizesse.  


Porém quando o espelho lhe diz que Branca de Neve, agora jovem e crescida, é a mais bela de todas, a Rainha surta. Como conquistar novamente o título de mais bela? Parece que as irmãs malucas sabem como ajudá-la nisso...


Se comparado ao segundo livro, "A Fera Em Mim", sinto que gostei um pouco mais deste aqui. Ninguém conhece a história da Rainha Má, tudo o que a gente vê no filme é o quanto ela é fria e odeia Branca de Neve, mas nada muito profundo, enquanto a Fera a gente conhece a história. É muito melhor pegar uma personagem que não tem uma história de fundo e criar uma para ela do que pegar uma que todos já conhecem e modificar tudo completamente, como a autora fez no da Fera. Gostei de ambos, e darei a mesma nota para os dois, mas este aqui se saiu melhor no quesito "contar uma história sem desconstruir muito a história original".

Nossa nota para o livro é:
4 de um total de 5 pontos

ONDE COMPRAR:

Se você já leu os livros, ou está lendo, compartilhe com a autora o que pensa pelo Twitter @SerenaValentino. Ela ADORA receber recado dos fãs do Brasil! Pode mandar sua mensagem em português mesmo que ela vai entender :)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário