sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Resenha Do Livro "Uma Dobra No Tempo"


Voltamos com mais uma resenha!

O livro de hoje tem resenha em parceria com a editora Harper Collins Brasil, que acabou de publicar uma edição LINDA inspirada no pôster do novo do novo filme da Disney baseado neste livro: "Uma Dobra No Tempo", de Madeleine L'Engle.

Vamos lá!


Lançamento: 13 de Novembro de 2017 (Brasil)
Páginas: 237
Autor: Madeleine L'Engle
Tradutor: Érico Assis
Editora: Harper Collins

"Chegou a hora de se tornar uma heroína. Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
'Noites loucas são minha glória', diz a estranha misteriosa. 'Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.'
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e seu irmão Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. 
Uma Dobra No Tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murry nesta jornada entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados."


O livro começa nos apresentando a protagonista, Meg Murry, uma garota de 14 anos problemática, filha dos cientistas Alex e Kate Murry. Meg não vai bem na escola, é desastrada, nada popular e todos na vizinhança comentam o fato de ela ser esquisita enquanto os pais são gênios da ciência. Ela tem mais três irmãos, sendo dois gêmeos de 10 anos que são populares na escola - ao contrário dela -, e o irmãozinho de quase 6 anos chamado Charles Wallace, que também é considerado um esquisito por todos, mas é na verdade um gênio, uma criança vulnerável com capacidade de sentir os sentimentos das pessoas e ouvir seus pensamentos.

O pai de Meg desapareceu sem mais nem menos, e ninguém sabe onde ele se encontra há anos. Enquanto sua mãe solteira dá conta das 4 crianças sozinha e ainda tem que aguentar os comentários dos vizinhos sobre o marido tê-la largado, Meg quer descobrir onde seu pai está. 

Numa noite chuvosa, uma velhinha invade a casa dos Murry - e é aí que a vida deles começa a mudar. O irmãozinho de Meg, Charles Wallace, afirma conhecer a adorável velhinha, que se chama Sra. Quequeé. Ela mora em uma casinha no meio da floresta com suas amigas, Sra. Quem e Sra. Qual, e são tão esquisitas quanto os Murry são considerados. Durante a visita inusitada, a Sra. Quequeé diz aà Sra. Murry que o tesserato existe, deixando-a surpresa. Meg e o irmão não sabe o que aquilo significa, mas sentem que algo grande estar por vir.

Quando saem para uma caminhada e conhecem o popular Calvin O'Keefe, Meg e Charles Wallace logo se tornam amigos do garoto, que afirma sentir no ar uma energia de que sua vida mudará para sempre. Num encontro com as três velhinhas estranhas, os amigos são levados a uma outra dimensão, em um outro planeta, em uma outra época e descobrem o que é tesserar e viajar no tempo e espaço. 

Mas toda esta loucura tem um motivo: as três velhinhas querem ajudar Meg e Charles Wallace a reencontrar o pai, e sabem que só eles com a ajuda do amigo Calvin poderão encontrá-lo. Juntos, os três partem para uma jornada em planetas e universos fora do comum, onde terão que enfrentar uma entidade do mal chamada AQUELE para resgatar o Sr. Murry e saírem vivos. Mas como 3 crianças conseguirão derrotá-lo?


"Uma Dobra No Tempo" é um livro de ficção científica infanto-juvenil que mistura ciência e religião em uma história fantástica de tirar o fôlego. Apesar de ter sido publicado em 1962, o livro tem uma narrativa atemporal, bem à frente do seu tempo. Sua escrita é rica e prazerosa, com personagens bem construídos com um destino a seguir - ou mudar. Meg, Charles e Calvin possuem uma genialidade  similar à dos irmãos Baudelaire de "Desventuras Em Série", porém em uma história mais sentimental, fantástica e menos mal-afortunada. Há algumas passagens religiosas, o nome de Deus é citado por vezes e o seu amor como algo poderoso, além de deixar subentendido que AQUELE possa ser uma alusão ao mal. Crianças, jovens e adultos que gostam de fantasia e ficção científica vão adorar o livro.

A edição lançada pela Harper Collins este ano tem uma capa LINDA, que é a mesma arte do pôster do filme a ser lançado pela Disney em março do ano que vem. Em capa dura, o livro possui um acabamento muito bonito. No final há o discurso da autora ao receber a medalha Newbery (que é de leitura obrigatória para escritores de ficção/fantasia juvenil ou interessados no assunto) e uma breve biografia dela escrita pela neta Charlotte Jones Voiklis. É interessante pensar que Madeleine teve que enfrentar o preconceito da sociedade dos anos 60 com relação a uma mulher publicando um livro de ficção científica. "Uma Dobra No Tempo" foi rejeitado por diversas editoras até que uma resolveu investir na história e publicá-lo, pois acreditou que os jovens responderiam ao que Madeleine tinha para contar. E assim o livro se tornou um clássico que faz sucesso por mais de 50 anos.

"Uma Dobra No Tempo" é o primeiro livro da série "Time Quintet" (O Quinteto do Tempo). Ainda não sabemos se os demais livros serão publicados pela editora.

O livro já foi adaptado para filme em 2003, sendo distribuído pela Disney, e agora os estúdios da Disney produziu sua própria versão, que será lançada nos cinemas em março de 2018. Recomendo lerem o livro antes de verem o filme, claro!


Nossa nota para este clássico não poderia ser outra além de:


5 de um total de 5 pontos - excelente!

ONDE COMPRAR:

2 comentários:

  1. QUERO LER! VOU PEDIR PRA MINHA MÃE DE NATAL ♥

    ResponderExcluir
  2. O filme é ótimo, é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Chris Pine fez um excelente trabalho, seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Mulher Maravilha é um dos seus filmes mais recentes dele, é maravilhoso! Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. É uma história sobre sacrifício, empoderamento feminino e um sutil lembrete para nós, humanos, do que somos capazes de fazer uns com os outros. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. É um dos melhores heróis da DC gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos, se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam a emoção que sentiram. Eu gosto da forma em que ela esta contada, faz a historia muito mais interessante. Gal Gadot é ótima porque mostrou com perfeição a jornada de uma deusa, uma guerreira e uma mulher. Ela e Chris Pine são uma mistura perfeita. Eu recomendo!

    ResponderExcluir