terça-feira, 1 de maio de 2018

Resenha Do Livro "Um Vento À Porta" - Madeleine L'Engle


Saudades das resenhas? Bora com mais uma!

Em março deste ano a Disney lançou nos cinemas o filme "Uma Dobra No Tempo", baseado no livro de mesmo nome da autora Madeleine L'Engle. A editora Harper Collins está relançando os 5 livros da série "Time Quintet" (Quinteto do Tempo) a qual o livro faz parte, e em fevereiro relançou o segundo livro da série, "Um Vento À Porta".

Por mais que muito certamente a Disney não faça o segundo filme, nós daremos continuidade nas resenhas dos cinco livros porque a Harper Collins está usando a arte do filme para compor o acabamento dos livros, e nós queremos saber o final da aventura dos Murry/O'Keefe :) 

Se você ainda não viu a resenha do primeiro livro, clique AQUI!

Então, segue a resenha:



Lançamento: 9 de fevereiro de 2018 (Brasil)
Páginas: 222
Autor: Madeleine L'Engle
Tradutor: Érico Assis
Editora: Harper Collins

"Charles está em perigo. E o mundo todo também! 
Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e o menino se tornou um problema na escola. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo.
Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, um querubim feito de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo.
Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!"

O livro começa com Charles Wallace delirando. O menino diz ter visto dragões na horta de sua casa, mas Meg tem um pressentimento ruim de que Charles não está bem. Seu irmão mais novo está pálido, cansado e sem energia para nada. Ela pensa que isso está ocorrendo pelo bullying que ele sofre na escola por ser mais inteligente que os meninos da sua turma...

Mas logo descobre que a coisa é bem pior do que parece.

Quando Meg vê o diretor da escola, Sr. Jenkins, desaparecer na sua frente, ela sente que as coisas definitivamente estão erradas no universo. Seu pai viajou à trabalho para entender melhor um rasgo na galáxia, e sua mãe enquanto pesquisa sobre o mesmo assunto, desvenda cada vez mais os segredos das farândolas, que são micro-organismos dentro da mitocôndria. E Meg sabe que tudo isso está ligado com o que acontece com seu irmãozinho.

Após receber uma missão de um professor mágico que aparece em seu quintal, Meg parte na companhia de seu amigo Calvin, um querubim chamado Proginoskes, a cobre de estimação dos seus irmãos gêmeos chamada Louise e seu diretor Jenkins em uma jornada para salvar Charles Wallace, cujo estado de saúde piora.

Ela só não esperava ter que lidar com os Ectroi, seres malignos de imenso poder que destroem toda criação. Será que ela e os amigos conseguirão descobrir o plano dos Ectroi e como salvar seu irmão antes que ele morra?


"Um Vento À Porta" segue o mesmo ritmo do primeiro livro, cheio de aventuras a cada capítulo e muita mensagem por trás delas. Infelizmente neste as senhoras Quem, Quequeé e Qual não estão presentes, mas os novos personagens também possuem uma ótima dinâmica. Assim como no livro anterior, o Sr. Murry não está presente neste, aparecendo somente no último capítulo, mas desta vez o conflito gira em torno de Charles Wallace, que certamente é um dos nossos personagens favoritos. Calvin também teve sua aparição diminuída em comparação com o primeiro livro. Alguns pontos são finalizados de maneira muito rápido nas últimas páginas do livro, como por exemplo o paradeiro de alguns personagens.
No geral, o livro cumpre sua função de divertir e ao mesmo tempo traz sua lição: o valor que as pessoas e as coisas possuem. Cada um possui algo especial dentro de si, sua missão, a bondade para com os outros, talentos, e é importante que saibamos quem somos e o que nos faz ser nós mesmos. Quem acompanha o universo Disney, especificamente o Disney Channel, deve se lembrar de quando o Sr. Matthews da série "Garota Conhece O Mundo" disse em uma de suas aulas que "coisas ruins acontecem quando você não sabe quem é", e é este o grande tema deste livro.

Nossa nota para o livro é: 


ONDE COMPRAR:


Um comentário: