segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Resenha do Livro "O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos: O Segredo dos Reinos"


Hey Disney Lovers! Bora com uma nova resenha?

Hoje trazemos o livro "O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos: O Segredo dos Reinos", lançamento da Universo dos Livros inspirado no filme da Disney "O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos".

Segue a resenha com a gente:


Lançamento: 1 de novembro de 2018
Páginas: 316
Autor: Meredith Rusu (baseado no roteiro e enredo de Ashleigh Powell e Tom McCarthy, no conto "O Quebra-Nozes e O Rei Rato" de E.T.A. Hoffman, e no balé "The Nutcracker" de Marius Petipa)
Tradutor: Cristina Calderini Tognelli
Editora: Universo dos Livros

"Quando ganha uma linda ainda que misteriosa caixa em formato de ovo da falecida mãe, Clara Stahlbaum se pergunta qual é o seu significado. À procura de respostas, Clara logo se vê em um mundo mágico - Os Quatro Reinos -, onde conhece exóticos e curiosos novos amigos e descobre o elo fascinante entre os Reinos e a querida mãe. Mas quando fica sabendo que os Reinos correm risco de serem destruídos, Clara se propõe a ajudar.
Anos antes, a mãe de Clara, Marie, é uma órfã adotada por um excêntrico inventor. Ela se depara com um lugar inacreditável e decide empregar suas habilidades mecânicas de forma mágica. Mas à medida que o tempo passa, Marie descobre que precisa escolher entre o mundo real e esse mundo mágico dos seus sonhos.
Siga essa incrível aventura de uma inventora numa jornada através de um mundo maravilhoso e de sua filha determinada a protegê-lo."


Este livro é uma adaptação do filme lançado no fim do ano passado, feita pela escritora Meredith Rusu. É o primeiro livro que leio dela, e a experiência foi muito boa. Basicamente pra quem não sabe, a Disney costuma adaptar seus filmes para livros (quebrando a tradição dos "livros que viram filmes").

Se você conhece a história clássica de "O Quebra-Nozes", escrita por E.T.A. Hoffman, deve se lembrar da jovem Clara que ganha um quebra-nozes de presente no natal. O quebra-nozes ganha vida e transporta Clara para um mundo mágico onde terá que derrotar o Rei Rato. Deve se lembrar também do balé cujas músicas são lembradas até hoje. Bom, a história deste livro aqui é um pouco diferente.

A Disney quis contar uma história totalmente nova baseada em clássico imortal, então esqueça o que você sabe do original. Bem, em partes. 

O livro traz na capa a inscrição "EDIÇÃO ESTENDIDA E COM CONTEÚDO EXCLUSIVO", o que já anima qualquer leitor. Uma coisa que gosto muito de citar destas adaptações da Disney para livros é que eles sempre trazem uma maneira de deixar a história com um gostinho de coisa nova para quem já viu o filme, o que é um ponto muito legal e motiva os leitores a quererem ler os livros sem esperar ver a mesma coisa do filme.

A história é narrada em terceira pessoa, com capítulos focados em 3 personagens diferentes: Clara, Marie e Fada Plum - as três protagonistas. Ela começa nos contando sobre a jovem Clara, uma menina em seus quinze anos que ama inventar coisas mecânicas como sua mãe, a falecida Marie. No natal algum tempo depois da morte de sua mãe, ela recebe uma caixinha dourada em formato de ovo que sua mãe guardara especialmente para ela, mas não consegue abri-la, pois para isso precisa de uma chave especial.


Clara se prepara para ir com o pai - que não a incentiva em seus inventos - e seus irmãos para a grandiosa festa de natal do padrinho Drosselmeyer, onde há uma caça ao tesouro em que cada convidado deve encontrar seu presente. O presente de Clara é justamente o que ela tanto queria: a chave que abre a caixinha. Mas ao encontrá-la, Clara se vê em um bosque de neve atrás de uma porta secreta na casa do tio, e para seu infortúnio, um ratinho rouba sua chave, impossibilitando-a de abrir a caixa.

Ela conhece o soldado Phillip, um Quebra-Nozes que ganhou vida, e se descobre que está nos Quatro Reinos, uma dimensão mágica formada pelos reinos encantados de Neve, Flores, Doces e Divertimento. Ela conhece os regentes de cada reino, em especial a Fada Plum, que lhe conta que os reinos foram criados pela mãe de Clara, Marie, e que cada habitante havia sido um brinquedo que ganhou vida através de uma máquina criada por ela.

Fada Plum então lhe conta que o rato que roubou sua chave pertence ao reino do Divertimento, e é servente da Mãe Ginger, uma mulher perversa que odiava os outros reinos e queria governar a todos. Com a ajuda de Plum, Clara monta uma equipe para resgatar sua chave e salvar os Quatro Reinos.



Tudo isso que você leu é basicamente os fatos que ocorrem no filme. E agora vai saber o porquê do livro ser uma "Edição Estendida": entre as aventuras de Clara, a autora também conta a história da mãe de Clara, Marie; algo inédito que não vimos no filme. O livro conta como Marie conheceu Drosselmeyer e aprendeu a criar máquinas especiais, e também como ela foi parar na dimensão mágica e o que a levou a criar os Quatro Reinos. Além de sua grande amizade com Fada Plum, sua boneca de porcelana que ganhou vida.

Ainda não sei se a história de Marie contada é parte de uma cena deletada do filme que a autora teve contato ao adaptar o roteiro (como Elizabeth Rudnick fez no livro de "Malévola") ou se tudo foi criado por ela. Saberemos quando o filme for lançado em Blu-ray (em 20 de fevereiro, clique AQUI).

A escrita do livro é muito boa, leve e dinâmica. Você sempre acaba um capítulo ansiando pelo próximo, o que resulta numa leitura rápida e prazerosa. E, como eu disse acima, o fato de ser uma versão estendida conta muitos pontos! A Universo dos Livros fez bem em trazer este livro para o Brasil. Vale a pena a leitura se você é dos que ama fantasia e, claro, Disney.

Nossa nota para o livro é: 

5 de 5
ONDE COMPRAR:

Fique ligado nas nossas próximas resenhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário