quarta-feira, 8 de julho de 2015

Resenha Do Livro "Teen Beach Movie"


Olá, Disney Lovers! Está inaugurada a seção de resenhas literárias do Disney Club!

O livro que escolhemos para resenhar pra vocês é o grande sucesso da Disney "Teen Beach Movie"!
Mas espera... Como assim "o livro", já que "Teen Beach Movie" é um filme?
Calma, nós vamos explicar.

Pra quem ainda não sabe, a Disney possui um grupo editorial chamado Disney Book Group, que inclui vários selos, entre eles a Disney Press e a Disney Hyperion - editora por onde o escritor Rick Riordan publicou o grande sucesso "Percy Jackson" e suas demais séries infanto-juvenis.

Dentro do selo Disney Press, a Disney costuma adaptar os filmes que irão lançar nos cinemas - ou na tevê, como é o caso do nosso livro de hoje - para livros. Sim! É feito o processo inverso do que conhecemos, que geralmente é um livro adaptado para o cinema (ou tevê). Algumas séries do Disney Channel e da ABC também são adaptadas. A Disney contrata um escritor e pede para que ele adapte o filme a ser lançado para livro, e publica este livro por volta de um mês antes do lançamento do filme. Isso é feito com praticamente 99% dos filmes lançados pela Disney.

Infelizmente, estes títulos não são lançados no Brasil, mas algumas livrarias trazem eles e comercializam por aqui. Além disso, há outros meios para você adquiri-los, e vamos comentar mais tarde.

Quando um livro é adaptado para filme, várias mudanças na história acontecem. E quando um filme é adaptado para livro, será que isso ocorre? Sim! Explicaremos mais sobre isso ao longo da resenha.

Agora que vocês já estão informados, vamos ao que interessa!

TEEN BEACH MOVIE



Lançamento: 14 de maio de 2013
Páginas: 120 + 8 páginas bônus de fotos do filme
Autor: Sarah Nathan


"McKenzie e seu namorado Brady estão tendo o melhor verão de todos quando a tia de Mack chega para levá-la de volta para a escola. Antes de Mack partir para a exclusiva escola preparatória, ela e Brady decidem surfar pela última vez naquele verão. Mas depois de um acidente no mar, os dois se encontram transportados para um filme musical de praia dos anos 60! Eles logo descobrem que há uma intensa rivalidade entre os surfistas e motoqueiros locais. Enquanto Mack e Brady tentam descobrir um plano de voltar para casa, eles acidentalmente interferem na trama do filme, e os personagens principais - um surfista chamado Tanner e uma motoqueira chamada Lela - se apaixonam pelos dois ao invés de se apaixonarem um pelo outro! Será que Mack e Brady voltarão para o presente? Ou será que esta reviravolta no enredo do filme irá mudar seus destinos... para sempre?"

"Teen Beach Movie" é uma história inspirada nos filmes de praia dos anos 60 da atriz Annette Funicello e do clássico "Amor, Sublime Amor", de 1961.

O livro começa na penúltima semana das férias de verão em uma praia da Califórnia. O casal de adolescentes Mack e Brady aproveitam o dia para surfar - assim como fizeram em praticamente todos os dias das férias. Tudo parece realmente perfeito, mas na verdade não está tanto assim.

Mack tem um segredo para contar para o Brady, porém não consegue fazê-lo com medo da reação do garoto, que fez daquele seu verão o melhor de todos. Escondendo esse segredo, ela finge estar tudo bem e corre com Brady para a casa do seu avô, que também é uma loja de pranchas de surfe personalizadas. O avô de Mack está vendo um filme musical dos anos 60 chamado "Onda, Sublime Onda", que nada mais é do que uma paródia do filme clássico "Amor, Sublime Amor." 

Em "Onda, Sublime Onda", a gangue dos motoqueiros vive em briga com a dos surfistas por disputarem o mesmo território - uma lanchonete na beira da praia chamada Big Momma. A discussão se intensifica ainda mais quando um dos surfistas, o bonitão Tanner, se apaixona pela irmã do líder da gangue dos motoqueiros, a bela Lela. No filme real, "Amor, Sublime Amor", uma gangue de americanos vive em discussão com uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, e um dos membros da gangue de americanos se apaixona pela irmã do líder da gangue dos porto-riquenhos. Daí surgiu a paródia da Disney.



"Onda, Sublime Onda" é o filme favorito de Brady, mas o pior filme da história de acordo com a Mack. Enquanto o Brady e o avô da Mack adoram cada cena do filme, ela não consegue entender por que os surfistas quando saem da água estão com o cabelo seco e perfeito, por que as mulheres nunca surfam melhor que os homens e por que os personagens cantam sem motivo o tempo todo. Enquanto veem o filme, a tia de Mack, Antoinette, chega de surpresa.

Antoinette, uma mulher de negócios, afirma que está de volta para cumprir o acordo que fez com a sobrinha alguns anos antes e levá-la embora para estudar em uma escola bem longe dali. Brady se surpreende com a notícia, mas Mack procura fazê-lo entender. Quando sua mãe morreu, sua tia fez um acordo de deixá-la morando com o avô durante os primeiros dois anos do ensino médio, e quando este tempo acabasse, ela voltaria para buscá-la e a levaria para uma escola preparatória onde somente "os melhores" estudam. 

Brady não consegue entender por que Mack não discute com sua tia e aceita ir embora com ela, pois sabe que tudo o que Mack mais quer é continuar vivendo com o avô na beira da praia, surfando e passando as tardes com seu namorado. Mas Mack lhe conta que sua mãe antes de morrer escreveu em um diário que queria mais do que tudo que a filha fosse uma pessoa de sucesso, triunfante. Na visão de Mack é isso o que sua mãe queria - que ela estudasse em um colégio  grandioso e se tornasse uma mulher de sucesso - e era isso o que ela deveria fazer, mesmo sendo diferente do que o seu coração lhe dizia.

No dia de partir, Mack decide surfar pela última vez com uma prancha especial que está em sua família por gerações. No centro da prancha há o símbolo de uma rosa, e desde pequena Mack ouvia seu avô contar lendas sobre aquela prancha e seu símbolo. Ela toma aquela prancha e corre para o mar.

Porém o dia  não está tão favorável para um surf. Há uma grande tempestade se aproximando, e mesmo com o alerta do salva-vidas, Mack decide cair no mar e surfar pela última vez. Preocupado, Brady nada até ela para que ela saia do mar o quanto antes, mas os ventos fortes criam uma onda gigante que acaba engolindo os dois.

Quando nadam de volta à superfície do mar, Brady e Mack se veem em um ambiente totalmente diferente do que estavam antes. O tempo está perfeito, o céu está azul e há pessoas estranhas na praia. Pessoas cantando e dançando como se aquilo fosse normal. Brady logo reconhece aquelas pessoas - e a música - e percebe que os dois foram transportados para dentro do filme "Onda, Sublime Onda". Mack sente náuseas.

Os dois agora se veem no meio de uma guerra de gangues, e enquanto Mack procura uma forma de sair daquele filme, Brady tenta convencê-la a aproveitar a perfeita sensação de viver dentro de um filme onde sempre é verão. E é exatamente aí que o pior acontece. 

No filme, os protagonistas se conhecem quando Lela - a irmã do líder da gangue dos motoqueiros - cai nos braços de Tanner - um dos surfistas. Porém uma reviravolta acontece e Mack cai nos braços de Tanner, fazendo-o se apaixonar por ela, e Lela cai nos braços de Brady, o que a faz se apaixonar por ele. 

Com a história completamente alterada, Brady e Mack aos poucos se veem cada vez mais dentro do filme, e se eles não ajustarem as coisas e conseguirem voltar para o mundo real a tempo, a existência deles será completamente apagada e eles ficarão presos no filme para sempre.


O livro é bem fiel ao filme, porém, assim como na adaptação de um livro para filme, há algumas mudanças. A maioria dos diálogos do livro são exatamente iguais aos do filme, porém um ou outro foi alterado - alguns encurtados e outros ampliados, assim como algumas cenas. Isso ocorre porque há coisas que funcionam melhor no filme, mas a autora conseguiu adaptar muito bem sem fazer grandes alterações; inclusive há uma "extensão de cena" no final do livro que deixa no ar uma coisa importante, uma espécie de dica do porquê tudo aquilo aconteceu, e isso não tem no filme. Algumas coisinhas pequenas com relação aos vilões da história nos deixaram a desejar, mas pensamos que talvez isso seja um probleminha no roteiro do filme, e não exatamente no livro. 

Como "Teen Beach Movie" é um filme da Disney, e os protagonistas acabaram entrando em um filme musical dos anos 60, não podiam faltar números musicais! No livro, se tivessem cortado as partes das músicas, muitas cenas não fariam sentido, mas a autora conseguiu descrever direitinho para nós cada cena musical. Quem viu o filme e já conhece as músicas vai saber que canção está sendo performada em determinada cena do livro, mas quem ainda não viu não ficará perdido ou coisa do tipo. Pra resumir, é um livro bem adaptado, e você não precisa necessariamente ter visto o filme para lê-lo. 



Nossa nota para o livro é praticamente a mesma nota crítica que damos para o filme:


4 de um total de 5 pontos. 

Isso porque mesmo contendo algumas mínimas diferenças, o livro é praticamente idêntico ao filme.

Como relatamos no início do post, o livro é em inglês, destinado a leitores a partir dos 10 anos. Mesmo sendo um livro mais voltado para o público infanto-juvenil, a escrita contém algumas palavras e expressões que podem fazer alguns de vocês franzirem o cenho. Isso porque mais da metade da narrativa se passa dentro de um filme dos anos 60, logo os personagens se comunicam através de gírias da época. Ainda assim, é uma coisinha ou outra que pode "te pegar" no decorrer da leitura, mas você conseguirá ler normalmente se já fez algum curso ou tem um contato muito próximo com a língua inglesa.

ONDE COMPRAR:

Lojas nacionais:

Lojas internacionais:
Amazon
Book Depository (frete grátis)

O filme "Teen Beach Movie" foi um grande sucesso. Em sua semana de estreia, o filme garantiu uma audiência de 13,5 milhões de telespectadores, tornando-se assim o segundo filme Disney Channel mais visto de todos, logo atrás do fenômeno "High School Musical 2". Devido ao sucesso, a Disney está lançando este mês a sequência "Teen Beach 2", que estreia neste domingo, às 20h00 no Disney Channel Brasil.

Se você ainda não assistiu "Teen Beach Movie", estrelado por Ross Lynch e Maia Mitchell, pode encomendá-lo clicando AQUI

Nossa próxima resenha será do livro "Teen Beach 2", a sequência, e será postada ainda esta semana, antes da estreia do filme. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário