quarta-feira, 17 de junho de 2015

"Oh My Disney" - 9 Coisas Que Você Não Sabia Sobre "A Bela Adormecida"


"Foi você o sonho bonito que eu sonhei..." ♫♪♫

O site "Oh My Disney" fez uma lista de 10 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre o clássico da Disney "A Bela Adormecida", e nós do Disney Club traduzimos especialmente pra vocês! Confira:

A Bela Adormecida é um dos nossos clássicos da Disney favoritos. O filme não se parece com nenhuma outra animação (MESMO), e esta forma atrevida e não convencional se traduz nas escolhas peculiares da história. Assim, nós quisemos dar uma olhada na produção longa e complicada do filme e lançar aqui, pesquisando por coisas que até mesmo o maior devoto de A Bela Adormecida deve ter perdido (possivelmente enquanto dormia). 

1 - O FILME DEMOROU MUUUUITO TEMPO PARA SER FEITO


Quando A Bela Adormecida foi lançado nos cinemas em 1959, o filme foi anunciado como "uma produção de seis anos", porém isso não é exatamente verdade, já que começaram a trabalhar formalmente nele como um projeto por volta de 1951. Foi uma produção cara e demorada, cheia de um trabalho de design opulento e tecnologia complexa (mais sobre isso já já). E o próprio Walt Disney, que tinha originalmente visualizado o projeto como sua obra-prima, ficou desinteressado e distante enquanto se envolvia cada vez mais em seu parque temático na Califórnia. Isso também explica por quê...

2 - O CASTELO DA BELA ADORMECIDA FOI USADO COMO UMA FERRAMENTA PROMOCIONAL


A Disneyland foi inaugurada em 1955, quase quatro anos antes de A Bela Adormecida ser lançado. Isso significa que durante quase quatro anos os turistas perguntaram "de onde veio este castelo?" [o castelo da Disneyland é diferente do castelo da Disney World, que é o da Cinderela] Eventualmente em 1957, uma exposição pelo castelo foi instalada. Mas o mais legal disso é que já que o filme ainda estava em produção quando ela foi instalada, a exposição mostra algumas cenas que não estão na versão final do filme. Era como uma coleção de cenas deletadas ao vivo.

3 - A ANIMAÇÃO FOI A ÚLTIMA A USAR AS TRADICIONAIS FOLHAS DE CELULOIDE PINTADAS 


Os filmes que vieram depois de A Bela Adormecida empregariam a tecnologia de ponta que era usar a Xerox para fazer as folhas de celuloide, o que é um processo um pouco menos pictórico, mas que permite que os desenhos dos animadores cheguem até os telões.

4 - VÁRIOS PERSONAGENS DE A BELA ADORMECIDA TAMBÉM APARECEM EM "UMA CILADA PARA ROGER RABBIT"


Malévola tem sido utilizada em vários cenários, incluindo o videogame Kingdom Hearts, os shows de fogos de artifício dos parques e, claro, seu próprio filme. Mas o pequeno capanga goblin de Malévola aparece no estúdio Maroon Cartoon do filme "Uma Cilada Para Roger Rabbit", e os pássaros azuis do filme aparecem ao redor tanto de Roger Rabbit quanto de Eddie Valiant em duas cenas diferentes.

5 - O FILME É BEM PARECIDO COM O CONTO DE FADAS, EXCETO PELA PEQUENA QUANTIDADE DE FADAS


Enquanto a história de A Bela Adormecida é baseada inteiramente (e bem fielmente) no conto de fadas do século 17 do escritor Charles Perrault (traduzido como "A Bela Adormecida No Bosque"), uma das maiores mudanças é que havia originalmente sete fadas, mas reduziram para apenas três. É um conto de fadas com algumas fadas a menos.

6 - A ANIMAÇÃO FOI O ÚLTIMO CONTO DE FADAS DA DISNEY ATÉ "A PEQUENA SEREIA"


O desapontamento dos lucros iniciais de A Bela Adormecida levou o estúdio a não querer mais produzir contos de fadas de animação até "A Pequena Sereia" estrear 30 anos depois. Foi um longo tempo para as princesas da Disney dormirem.

7 - O FILME FOI DESENVOLVIDO PARA OS CINEMAS EM UM FORMATO GIGANTE


Um dos maiores desafios tecnológicos de A Bela Adormecida foi o fato do filme ser lançado no formato Super Technimara 70 milímetros, o que significa que os artistas podiam alcançar um alto nível de detalhes e estilização já que estavam desenhando em pedaços gigantes de papel, do tamanho de lençóis de cama. Claro que, já que o filme demorou tanto tempo para ser desenvolvido, no momento em que foi lançado, os 70 milímetros não foram aceitos e o filme acabou sendo lançado em formato standard 35 milímetros, cortando muitas exibições da grandeza que Walt Disney e os artistas planejaram para o cinema.

8 - O LANÇAMENTO NOS CINEMAS FOI ACOMPANHADO POR UM CURTA EXPERIMENTAL VENCEDOR DO OSCAR


Acompanhando o lançamento de A Bela Adormecida nos cinemas, um curta experimental em live-action de 29 minutos chamado Grand Canyon foi lançado, baseado em músicas compostas pelo pianista americano Ferde Grofe. Mais parecido com um segmento de live-action de "Fantasia" do que um mini-documentário, não havia diálogo ou narração no curta. Sua ousadia foi recompensada, contudo, quando ele ganhou um Oscar. Walt obviamente era um fã do Grand Canyon; um diorama foi inaugurado na Disneyland um ano antes de A Bela Adormecida ser lançado (veja a foto acima).

9 - O FILME FOI RELANÇADO 4 VEZES


A Bela Adormecida acabaria gerando dinheiro; o filme foi o segundo mais rentável de 1959 (atrás de Ben-Hur). Mas isso foi apenas depois de vários grandes relançamentos do filme nos cinemas (em 1970, 1979, 1986 e 1995).

Se você é fã da história da princesa Aurora, não deixe de adquirir o filme, relançado em DVD e Blu-ray na "Edição Diamante" (clique AQUI).

Mas se você é ainda mais fã da vilã Malévola, o DVD e Blu-ray do filme estrelado por Angelina Jolie já está à venda, e você pode comprá-lo AQUI.

Outra grande novidade para quem se interessa pelos vilões é o novo filme Disney Channel "Descendentes", que trará os filhos de alguns dos vilões mais malvados da Disney em uma missão para libertar seus pais da ilha que foram aprisionados após o final feliz de seus filmes. Malévola será interpretada por Kristin Chenoweth, e sua filha Mal por Dove Cameron, da série "Liv e Maddie". A filha da princesa Aurora também irá aparecer no filme, e não precisamos nem dizer que ela e Mal não se darão bem. O filme será lançado em agosto no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário